No I Seminário de Cultura e Identidade Rhomá, que aconteceu no dia 05 de abril deste ano em Volta Redonda no Sul Fluminense, fui convidado pela romi e amiga Alessandra Tubbs para integrar a mesa dos palestrantes. Óbvio que me senti lisonjeado, mas confesso que um tanto ou quanto aflito por conta da importância do evento. Preferi ler a palestra, em vez de falar de improviso, pois tinha 20 minutos para expor o tema e, quem bem me conhece, sabe o quanto falo! A seguir, deixo então a réplica do meu tema, que é o título deste artigo.
ANTES DE INICIAR, QUERO
AGRADECER AO MEU PAI, JÁ FALECIDO HÁ 18 ANOS, E QUE ME DEIXOU COMO LEGADO SER
SEMPRE HONESTO E SINCERO EM TODOS OS ATOS DE MINHA VIDA. TAMBÉM AGRADECER AOS
AMIGOS DA ESCRITORA CRISTINA DA COSTA PEREIRA E QUE MUITO ME ORGULHARIA SE EU
OS TIVESSE CONHECIDO, QUE SÃO OS CIGANOS DR. OSVALDO MACEDO, SR. ZURKA SBANO E
ESMERALDA LIECHOCKI E O ESCRITOR SR. ÁTICO VILLAS-BOAS DA MOTA DE QUEM CRISTINA
SEMPRE TEVE APOIO NAS CAUSAS A FAVOR DESTA ETNIA.
EM ESPECIAL, AOS ANCESTRES
DE MEUS AMIGOS AQUI PRESENTES: MARCOS RODRIGUES E MIKKA CAPELA E, MAIS DO QUE
ESPECIAL, PELA CONFIANÇA NA MINHA PESSOA, À FAMÍLIA TUBBS REPRESENTADA HOJE NA
FIGURA DA ANFITRIÃ ALESSANDRA TUBBS. EM PARTICULAR, À MINHA AMIGA LIDELBA
TUBBS, A FALECIDA MÃE DE ALESSANDRA, QUE ME CONTOU ALGUMAS POUCAS HISTÓRIAS DE
NOSSOS PAPOS, QUANDO ESTIVEMOS SOZINHOS ALGUMAS VEZES.
O QUE FAÇO HOJE, FAÇO
POR RESPEITO E HONRA A ESTA ETNIA E PORQUE NADA ALMEJO A NÃO SER AQUILO QUE
ELES QUEREM: RESPEITO.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO, A PALAVRA “PRECONCEITO” SIGNIFICA “CONCEITO OU OPINIÃO FORMADO ANTECIPADAMENTE
SEM MAIOR PONDERAÇÃO OU CONHECIMENTO DOS FATOS” OU AINDA “SUSPEITA, INTOLERÂNCIA, ÓDIO IRRACIONAL OU
AVERSÃO A OUTRAS RAÇAS, CREDOS, RELIGIÕES ETC.”.
E SOBRE A PALAVRA “DISTORCER”,
O MESMO DIZ: “MUDAR O SENTIDO, A
INTENÇÃO, DESVIRTUAR.”
REFLEXOS CULTURAIS NA
ARTE DA DANÇA CALÉ – SITUAÇÃO ATUAL
O vídeo a seguir é uma edição de vídeos dispostos na internet e que precisou ser editado por conta de sua longa duração, mas que serve apenas para justificar a minha narrativa. Estes vídeos estão disponíveis no site do You Tube de forma livre.
Foi pensando na posição de ouvinte que encontrei o que dizer.
Bolei estas perguntas que eu gostaria que fossem respondidas.
1) O QUE É ESTUDAR UMA DANÇA COM MATRIZ ÉTNICA?
AS DANÇAS COM MATRIZ ÉTNICA SÃO AQUELAS CUJA EXPRESSIVIDADE
ESTÁ CALCADA NAQUILO QUE PENSA, AGE E SENTE DA VIDA AQUELE POVO O QUAL ELAS
REPRESENTAM. COM ISSO, PARA ESTUDAR UMA DESTAS DANÇAS NÃO BASTA APRENDER SOMENTE
OS CARACTERES DELA SEM ENTENDER A HISTÓRIA DE SEU POVO, SUA LÍNGUA QUANDO
POSSÍVEL, SEU MODO DE VIDA, COMO COSTUMES, ALIMENTAÇÃO, COMPORTAMENTO SOCIAL NO
ÂMBITO GRUPAL E FAMILIAR E CONHECER SUAS VESTIMENTAS DE ACORDO COM A REGIÃO
ONDE ESTÃO. O ESTUDO CULTURAL DO POVO O
QUAL A DANÇA REPRESENTA É FUNDAMENTAL PARA COMPREENSÃO DA ESTÉTICA E DA
ESSÊNCIA DESTE POVO.
2) COMO DESCOBRI OS CIGANOS?
AO ESTUDAR FLAMENCO QUIS ENTENDER ALÉM DA DANÇA, AQUILO QUE SE CANTA – AS PALAVRAS E SEU SIGNIFICADO -
E FUI FAZER CURSO DE INTENSIVO EM ESPANHOL. TIVE DIVERSOS PROFESSORES LATINOS E
DESCOBRI QUE ALI NENHUM DELES ENTENDIA POR COMPLETO AQUELE CANTO. FOI UM
PROFESSOR ESPANHOL QUE DEU A DICA, DIZENDO QUE ESTE TIPO DE MÚSICA SE PARECIA
COM A QUE OUVIA DE UNS CIGANOS EM SUA TERRA. FORA ISSO, LEMBREI DAS BASES
HISTÓRICAS DE FORMAÇÃO DO FLAMENCO EM QUE OS CIGANOS ESTAVAM EM PRIMEIRO PLANO.
NOS ANOS 1980 A INTERNET NÃO ERA POPULAR COMO HOJE E FUI ATRÁS DE LIVROS
NACIONAIS E IMPORTADOS SOBRE CIGANOS. ENCONTREI MUITO MATERIAL NACIONAL ESOTÉRICO
E APENAS UM LIVRO SEM MISTICISMOS, DA ESCRITORA CRISTINA DA COSTA PEREIRA, QUE HOJE É MINHA AMIGA. FOI A PARTIR
DELA QUE COMECEI A ESTUDAR SOBRE CIGANOS E ADENTREI AS FESTAS DITAS CIGANAS COM
CIGANOS VERDADEIROS, AMANTES DESTA ARTE E MUITOS FALSOS CIGANOS SEM QUE EU
SOUBESSE FAZER A DISTINÇÃO DISSO. FORA OS LIVROS QUE CONSEGUI IMPORTAR DE LÍNGUA
ESPANHOLA, O QUE FAÇO ATÉ HOJE, E QUE SE UTILIZAM DE DADOS FACTUAIS, OU SEJA,
REGISTRADOS PELA HISTÓRIA DOS CIGANOS NA ANDALUZIA; SEJA POR ELES MESMOS, POR
ANTROPÓLOGOS OU CIGANÓLOGOS.
DA MESMA FORMA, ADENTREI AS OUTRAS CULTURAS QUE ENVOLVEM A BASE
DO FLAMENCO QUE SÃO OS MOUROS, ESPANHÓIS MIGRANTES DE OUTRAS REGIÕES DA ESPANHA
E JUDEUS. NA VERDADE, PRECISEI ENTENDER A HISTÓRIA DA ESPANHA A PARTIR DA
INVASÃO MOURA PARA ENTENDER A HISTÓRIA DO FLAMENCO.
MAS FOI A HISTÓRIA DOS CIGANOS QUE MAIS DESPERTOU MINHA
CURIOSIDADE POR TAMANHA INTERFERÊNCIA NA HISTÓRIA DO FLAMENCO. QUASE TODOS OS
LIVROS QUE LI REMETIAM A ELES AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DO FLAMENCO. O DIFÍCIL
FOI ENTENDER AS DIVERGENTES HISTÓRIAS CONTADAS AQUI NO BRASIL PELAS PESSOAS QUE
SE DIZIAM CIGANAS E AS POUCAS FAMÍLIAS QUE ME PERMITIRAM ADENTRAR SEU CÍRCULO
FAMILIAR, SENDO QUE NENHUMA DELAS ERA DO GRUPO CALON.
DESTA FORMA FUI ANALISANDO TUDO O QUE CAPTEI DE INFORMAÇÃO,
SEPARANDO OS ESOTÉRICOS E MÍSTICOS PARA ENXERGAR AS INTERCESSÕES DAS HISTÓRIAS
DAQUI COM AS DOS CIGANOS DA PENÍNSULA IBÉRICA, POIS FOI ESTUDANDO A HISTÓRIA
DESTE POVO QUE DESCOBRI O GRUPO DOS CALONS PORTUGUESES E ESPANHÓIS. BEM
DIFERENTES DOS QUE ENCONTREI, OS RONS.
NO BRASIL TEMOS A MAIOR COLÔNIA DE DESCENDENTES DOS CALONS
PORTUGUESES POR CONTA DAS FAMÍLIAS DEGREDADAS PARA CÁ NA ÉPOCA DO BRASIL
COLÔNIA, NA BAHIA E NO RIO DE JANEIRO ESPECÍFICAMENTE. HOJE ESTÃO ESPALHADOS EM
MUITOS ESTADOS DO NORDESTE, DO SUDESTE E DO SUL DO BRASIL. QUANTO AOS CALONS
ESPANHÓIS, A MAIORIA IMIGRANTE PAROU NA ARGENTINA NÃO HAVENDO SEQUER UM
EQUILÍBRIO COMPARÁVEL COM O NÚMERO DE DESCENDENTES DOS CALONS PORTUGUESES AQUI.
3) COMO ISSO INTERFERE NO APRENDIZADO?
EM QUALQUER DANÇA DE MATRIZ ÉTNICA, O COMPORTAMENTO DESTES
POVOS, NO CASO EM DESTAQUE OS CIGANOS, APARECE EM SUAS ARTES E TAMPOUCO ELES
REVELAM AQUILO QUE FAZEM NO SEU COTIDIANO. O FLAMENCO É UMA ARTE QUE FALA SOBRE
OS SENTIMENTOS DA VIDA E É NESTA ARTE QUE OS CIGANOS DA ESPANHA RELATAM AS
COISAS BOAS E, PRINCIPALMENTE, OS QUEIXUMES DA VIDA. RECONHECENDO ESTES CÓDIGOS
DE COMPORTAMENTO É POSSÍVEL VER SE AQUILO QUE SE APRESENTA SE RELACIONA
DIRETAMENTE COM A ARTE EXPOSTA. ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX, ACREDITAVA-SE QUE
SOMENTE CIGANOS PODIAM EXECUTAR A ARTE FLAMENCA, MAS ESTE TABU FOI ROMPIDO EM
1922, NA ESPANHA, COM UM CONCURSO ORGANIZADO POR DOIS NÃO CIGANOS (O MÚSICO
MANUEL DE FALLA E O POETA FEDERICO GARCÍA LORCA) E, DESDE ENTÃO, LÁ NÃO FAZEM
MAIS ESTA DIFERENÇA. NÃO IMPORTA MAIS QUEM SENTE AS EMOÇÕES DA VIDA, SE SÃO
CIGANOS OU NÃO. E É POR ISSO QUE ESTA ARTE SE UNIVERSALIZOU E PERDEU SUA
TERRITORIALIDADE, MAS CARREGANDO OS ELEMENTOS BÁSICOS DOS POVOS DAQUELA REGIÃO,
PRINCIPALMENTE DOS CIGANOS.
COM ISTO QUERO DIZER QUE QUAISQUER OUTRAS LINGUAGENS QUE NÃO
CONTENHAM ESTAS REFERÊNCIAS PASSARÃO POR ESTILISMOS E AJUDARÃO NA INVENÇÃO, OU PIOR,
NA DETURPAÇÃO DA CULTURA A QUAL A DANÇA DE MATRIZ ÉTNICA REPRESENTA, INCLUSIVE
EM RELAÇÃO AO FLAMENCO E SUAS COIRMÃS.
4) CIGANOS DEPORTADOS DA PENÍNSULA IBÉRICA NO BRASIL COLÔNIA - PARTE DE
NOSSA HISTÓRIA IGNORADA E NÃO CONTADA
QUANDO ENCONTREI A ESCRITORA CRISTINA DA COSTA PEREIRA, DESCOBRI QUAL CAMINHO TRILHAR NAS
PESQUISAS. A EXPULSÃO DOS CIGANOS DA PENÍNSULA IBÉRICA SE DEU POR CONTA DE UMA
PERSEGUIÇÃO A QUALQUER POVO QUE NÃO FOSSE CATÓLICO. ISSO OCORREU COM A RECONQUISTA
DA PENÍNSULA IBÉRICA QUE EXPULSAVA OS MOUROS QUE ALI VIVERAM POR 700 ANOS.
CIGANOS CHEGARAM POUCO ANTES DA RECONQUISTA E FICARAM EM ANDALUZIA, SUL DA
ESPANHA. COM A RECONQUISTA, TIVERAM QUE SE READAPTAR ÀS CONDIÇÕES LOCAIS, MAIS
UMA VEZ TENDO QUE CAMUFLAR SUA LÍNGUA (DAÍ SURGE A LÍNGUA CALÓ), SE MISTURARAM
COM ESPANHÓIS E ALGUNS MOUROS E ALI SE FIXARAM.
ALGUMAS FAMÍLIAS SEGUIRAM PARA PORTUGAL E FIZERAM O MESMO.
PORÉM, ALGUNS FORAM DESCOBERTOS LÁ E ENVIADOS PARA A COLÔNIA NA AMÉRICA COMO
DEGREDADOS. A EXPULSÃO OU A MORTE ERA EXTENSIVA PARA QUALQUER CIDADÃO OU ESTRANGEIRO
QUE NÃO FOSSE CRISTÃO, INDEPENDENTEMENTE DE SUA ETNIA, EMBORA O FOCO PRINCIPAL FOSSE
EXPULSAR OS MOUROS.
E, AO PESQUISAR SOBRE OS CIGANOS, PERCEBI QUE NÓS IGNORAMOS
TOTALMENTE ESTA MINORIA ÉTNICA NA CONSTRUÇÃO DE NOSSO PAÍS, POIS OS MERCADORES
DA ÉPOCA, SENÃO OS PRIMEIROS, ERAM CIGANOS QUE, POR NATUREZA, JÁ SÃO
COMERCIANTES. MUITOS ERAM MEIRINHOS DA CORTE, FABRICAVAM ARMAS PARA A COROA,
ENTRETINHAM OS REIS COM SUAS DANÇAS E CANTORIAS ALEGRES, MAS A MAIORIA DELES ERAM
COMERCIANTES.
5) CIGANOS BRASILEIROS E SUAS DANÇAS
DESDE ENTÃO, OS CALONS PORTUGUESES AQUI FICARAM E GRADATIVAMENTE
PERDERAM O ELO COM A EUROPA E O RESTO DO MUNDO. AQUI SE READAPTARAM MAIS UMA
VEZ E MANTIVERAM APENAS O QUE OS MAIS ANTIGOS DEIXARAM. COMO A ETNIA CIGANA É
ADAPTÁVEL POR ONDE PASSA, POR AQUI NÃO FOI DIFERENTE. RECONSTRUÍRAM SUAS VIDAS
E ABSORVERAM OS COSTUMES E RELIGIÃO DAS REGIÕES ONDE SE ESTABELECERAM. NASCE UM
NOVO DIALETO, O SHIB. ISSO DIZ
RESPEITO ÀS FORMAS CULTURAIS LOCAIS. COM ISSO, NO NORDESTE DANÇAM FORRÓ, NO
SUDESTE SE LIGAM MAIS AO SERTANEJO E ASSIM VAI A TODAS AS REGIÕES ONDE SE
ENCONTRAM CIGANOS CALÉ COM ANCESTRAIS PORTUGUESES. NÃO HÁ RELATOS ATÉ ESTE
INSTANTE DE CALÉ ESPANHÓIS NO BRASIL, NAQUILO QUE PODERÍAMOS CARACTERIZAR COMO
GRUPO.
NO SÉC. XIX, SE NÃO ME ENGANO, OUTRA LEVA DE CIGANOS CHEGA AO
BRASIL, MAS POR SITUAÇÕES BEM DIFERENTES DA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA. ESTES
VIERAM DE PAÍSES DO LESTE EUROPEU E DE OUTROS PAÍSES EXTRAIBÉRICOS, COMO POR
EXEMPLO, ALEMANHA, FRANÇA E ITÁLIA, E TROUXERAM SUAS DANÇAS SE DIFERENCIANDO
DOS CALÉ, QUE ESTÃO AQUI DESDE O SÉCULO XVI. A MAIORIA DAS DANÇAS POSSUI
INDUMENTÁRIA DIFERENTE DA DOS CALÉ.
NO NORDESTE É POSSÍVEL VER ENTRE AS NÔMADES E SEMINÔMADES A
HERANÇA CULTURAL DA PENÍNSULA IBÉRICA NAS VESTES E NOS PENTEADOS. BEM DIFERENTE
DA LEVA POSTERIOR, OS RONS, QUE TÊM SUAS VESTES MAIS PARECIDAS COM AS
REFERÊNCIAS QUE CONHECEMOS HOJE, QUANDO SE MOSTRAM.
MAS AINDA ASSIM NÃO VEREMOS ENTRE ALGUNS DOS NÔMADES AQUELAS
VESTES QUE ACREDITAMOS TEREM. ELES ESTÃO MUITO BEM ADAPTADOS AO VESTUÁRIO BRASILEIRO
DA REGIÃO. FICA MAIS FÁCIL RECONHECÊ-LOS PELAS MULHERES QUE PARECEM MANTER ATÉ
OS DIAS ATUAIS AS REMINICÊNCIAS DAS ROUPAS EUROPEIAS DA ÉPOCA E ADAPTADAS AOS
TECIDOS QUE TEMOS AQUI. AS CALINS LEMBRAM MUITO AS ESPANHOLAS E PORTUGUESAS DA
ÉPOCA. E O COLORIDO EXTRAVAGANTE É CARACTERÍSTICO ENTRE ELAS.
O QUE VEMOS E RECONHECEMOS SÃO APENAS OS NÔMADES, POIS OS SEMINÔMADES
E OS SEDENTÁRIOS COSTUMAM USAR ROUPAS COMO AS NOSSAS, PROVANDO MAIS UMA VEZ QUE
SE ADAPTAM BEM A NOSSA CULTURA. É BEM PROVÁVEL QUE VOCÊS POSSAM TER VIZINHOS
CIGANOS SEM NUNCA PERCEBEREM ISSO. NÃO HOUVE AQUI, DESDE ENTÃO, NENHUMA
EXPRESSÃO NOVA NAS DANÇAS CALÉ BRASILEIRAS SALVO AS DAS REGIÕES ONDE VIVEM.
6) OPORTUNISMOS E DISTORÇÕES CULTURAIS
É INEGÁVEL QUE HOUVE UM BOOM ARTÍSTICO APÓS A NOVELA EXPLODE CORAÇÃO ONDE O TEMA CENTRAL ERA
DE UMA CIGANA QUE ROMPIA AS TRADIÇÕES DA CULTURA AO QUERER FUGIR DO CONTRATO
ENTRE DUAS FAMÍLIAS PARA SEU CASAMENTO E SE CASAR COM UM NÃO CIGANO. NESTA
NOVELA, MUITAS INFORMAÇÕES CULTURAIS APARECERAM DISTORCIDAS, MISTURADAS OU
INVENTADAS.
DESDE ENTÃO, SURGIU A ADORAÇÃO À SANTA SARA (ATÉ ENTÃO
DESCONHECIDA DA GRANDE MAIORIA DOS CIGANOS BRASILEIROS), EXPRESSÕES VERBAIS QUE
NÃO SÃO PRESENTES EM TODOS OS GRUPOS DE CIGANOS DO MUNDO E A EXPLORAÇÃO DE
ADEREÇOS DITOS CIGANOS COMO HOMENS VESTIDOS PARECENDO PIRATAS, MULHERES COM
SAIAS MUITO RODADAS E EXAGEROS NOS ACESSÓRIOS. SURGIRAM CENTROS ESPÍRITAS SE
DIZENDO DE MATRIZ CIGANA COM GENTE SE DIZENDO DESCENDENTES DE CIGANOS E
CARTOMANTES E QUIROMANTES DENTRO DE CASAS ESOTÉRICAS E ESPÍRITAS E ATÉ MESMO
RITUAIS FEITO POR ALGUM “SACERDOTE” QUE SE INTITULOU HERDEIRO ESPIRITUAL OU DE
SANGUE CIGANO CRIANDO VÁRIOS RITUAIS PARA TUDO. POSSUO NO MEU BLOG, PARA QUEM
SE INTERESSAR, A TRADUÇÃO LIVRE E AUTORIZADA DOS AUTORES SOBRE UM ARTIGO FEITO
PARA A REVISTA FRANCESA “ÉTUDES TZIGANES” FALANDO DA FALSA IDENTIDADE CIGANA NO
BRASIL. ESTA PESQUISA FOI FEITA PELA ESCRITORA CRISTINA DA COSTA PEREIRA E PELO ROM ANTONIO GUERREIRO. ALI SE RELATA EXATAMENTE, E COM PRECISÃO, O QUE
LHES CONTO AQUI.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE QUALQUER ETNIA TEM ALGO DE COMUM COM
A NOSSA. SÃO HUMANOS E PASSIVEIS DOS MESMOS ERROS QUE NÓS NÃO CIGANOS
COMETEMOS. ENTÃO NÃO É DIFÍCIL ENTENDER QUE ENTRE OS SEUS ENCONTRAREMOS TAMBÉM
AQUELES QUE SÃO CONTRAVENTORES E OPORTUNISTAS E QUE SE ALIAM AOS FALSOS CIGANOS
E AOS OPORTUNISTAS PARA RETIRAREM ALGUM LUCRO PARA SI SEM RESPEITAR A ETNIA OU
MESMO SEQUER AJUDÁ-LOS NA INTEGRAÇÃO E COEXISTÊNCIA SOCIAL. E PIOR, COM AS
DISTORÇÕES CULTURAIS E INVENCIONICES, CRIAM E AMPLIAM AQUILO QUE ESTA ETNIA VEM
TRABALHANDO EM TODA SUA EXISTÊNCIA EM COMBATER, QUE É O PRECONCEITO. E COMO
TODO BRASILEIRO, INDEPENDENTEMENTE DE SUA ETNIA, ELES ESTÃO SOB A TUTELA DE
NOSSA LEGISLAÇÃO DEVENDO SER JULGADOS E PUNIDOS CONFORME A INFRAÇÃO COMETIDA.
NÃO É O FATO DE SEREM CIGANOS E TEREM SUA LIBERDADE QUE OS REDIME DE CUMPRIREM
COM AS OBRIGAÇÕES DE NOSSAS LEIS SEGUNDO AQUILO QUE LHES É CONFERIDO. PARA
ESCLARECER ISSO, A JOSYCLER FARÁ A SUA PALESTRA. ESTE FATO É LAMENTÁVEL QUANDO
USADO POR ALGUNS ELEMENTOS DESTA ETNIA PARA JUSTIFICAREM SEUS ERROS DENTRO DA
ESFERA ARTÍSTICA E CULTURAL IGNORANDO E DESRESPEITANDO SEUS ANCESTRAIS E AQUILO
QUE SEUS SEMELHANTES TENTAM MANTER.
SOBRE DANÇA CIGANA CALÉ BRASILEIRA TENHO A FALAR QUE NOSSOS
CIGANOS DANÇAM AS DANÇAS DOS LOCAIS ONDE VIVEM. NÃO EXISTE OUTRO TIPO DE DANÇA
QUE NÃO SEJAM AS QUE CONHECEMOS EM NOSSO VASTO TERRITÓRIO NACIONAL, O QUE PUDE
CONSTATAR EM ALGUMAS PALESTRAS, VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS QUE VI. SOMENTE OS DE
SUA ETNIA PODEM COMERCIALIZAR AS MAIS REAIS DANÇAS DE SEUS FAMILIARES. POR CONTA
DO PRECONCEITO ATRAVÉS DE SUA EXISTÊNCIA, QUANDO EXPÕEM DANÇAS FAZEM PELO
SIMPLES COMÉRCIO E PARA A SUBSISTÊNCIA DA FAMÍLIA E ELAS NÃO TÊM CARÁTER DE
FIDELIDADE OS QUE SÃO FEITAS NO ÂMBITO FAMILIAR OU DOS ACAMPAMENTOS, QUANDO
ESTES SÃO NÔMADES.
ASSIM COMO EM TODOS OS OUTROS PAÍSES POR ONDE PASSARAM, OS
CIGANOS ABSORVEM O FOLCLORE LOCAL E DÃO SUA ASSINATURA AO EXECUTAREM ESTE SOB
UM ENFOQUE COMERCIAL. OS ANTROPÓLOGOS E CIGANÓLOGOS SEMPRE CHEGAM À MESMA
CONCLUSÃO: DE QUE ELES MESCLAM O QUE TRAZEM COM O QUE ENCONTRAM, MAS NÃO
DISTORCEM NEM INVENTAM UM NOVO FOLCLORE PARA O PAÍS OU REGIÃO ONDE ESTÃO VIVENDO.
7) QUAIS SÃO OS REFLEXOS CULTURAIS NA ARTE DA DANÇA CALÉ BRASILEIRA?
SITUAÇÃO ATUAL
QUANDO ALESSANDRA ME CONVIDOU PARA PALESTRAR HOJE, LHE DISSE
QUE, ALÉM DE NÃO SER CIGANO, EU NÃO SABERIA DE QUE FORMA PODERIA CONTRIBUIR
PARA ESTE PROJETO A NÃO SER COM A DANÇA, QUE É MINHA ESPECIALIDADE. “O EVENTO
NÃO TEM DANÇA ALGUMA, MAS VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM SUAS PESQUISAS SOBRE OS CALÉ
DAQUI”, FOI O QUE ME DISSE ELA.
ESTUDO A ARTE FLAMENCA DESDE 1984 E COMECEI A ESTUDAR A
CULTURA CIGANA DESDE 1987 QUANDO COMPREI O LIVRO POVO CIGANO NO DIA DE SEU
LANÇAMENTO EM 1986, E TAMBÉM QUANDO CONHECI A ESCRITORA CRISTINA DA COSTA PEREIRA NUMA FESTA CIGANA NO CLUBE LAGOINHA EM SANTA
TERESA NO RIO DE JANEIRO. DEPOIS DESTE LIVRO, BUSQUEI EM OUTRAS FONTES
SUGERIDAS NA BIBLIOGRAFIA. VOLTAMOS A NOS VER EM 2011, OUTRA VEZ EM SANTA
TERESA, E DESDE ENTÃO NÃO PARAMOS NOSSOS CONTATOS.
A SOCIEDADE CIGANA É BEM RESTRITA E POUCOS DE NÓS PODEMOS
ACESSÁ-LA SE NÃO FORMOS CONVIDADOS POR ALGUM ELEMENTO DA ETNIA POR CONTA DA
CONFIANÇA QUE DEPOSITAM NA GENTE. E MESMO ASSIM, SOB OS OLHARES ATENTOS DOS
OUTROS POR CONTA DE SUA NATURAL HISTÓRIA DE PERSEGUIÇÃO E PRECONCEITO GERADOS
POR NÓS, NÃO CIGANOS. NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM CONSEGUIR INFORMAÇÕES PRECISAS SE
A GENTE NÃO FOR CONVIDADO POR ELES. NINGUÉM ENTRA A BEL-PRAZER EM CASAS OU ACAMPAMENTOS
CIGANOS COMO TURISTAS, COMO DIVULGAM POR AÍ.
COM ESTUDOS QUE CONTINUO FAZENDO SOBRE A CULTURA, POSSO DIZER
QUE NOSSOS CIGANOS CALÉ ESTÃO ADAPTADOS ÀS CULTURAS LOCAIS ONDE SE ESTABELECEM
AS SUAS COMUNIDADES PELOS VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS. O QUE VEMOS COM MAIS FACILIDADE
SÃO OS NÔMADES, NORMALMENTE INSTALADOS NAS PERIFERIAS DAS CIDADES, ONDE FICAM
EM FORMA DE RANCHOS E, ÀS VEZES OS IDENTIFICAMOS, PELAS MULHERES QUE USAM ALGO
EM SUAS VESTES QUE AS CARACTERIZE COMO TAIS.
CONFESSO QUE NÃO TIVE ACESSO A FAMÍLIAS OU A ACAMPAMENTOS DE
CALONS BRASILEIROS. MAS CONHECI MARCOS
RODRIGUES, AQUI PRESENTE NA BANCA, VI VÁRIOS DOCUMENTÁRIOS SÉRIOS DISPOSTOS
NA INTERNET E NAS INÚMERAS PALESTRAS DE CRISTINA
DA COSTA PEREIRA E EM NENHUM DELES VI ALGUMA DANÇA CIGANA BRASILEIRA QUE SE
ASSEMELHE ÀS ENSINADAS EM DIVERSOS CURSOS DE DANÇA NO PAÍS E MOSTRADAS NAS
DITAS FESTAS TEMÁTICAS CIGANAS COMO SE FOSSEM AUTÊNTICAS DOS CIGANOS CALÉ
BRASILEIROS.
A EXEMPLO DO QUE FALO, NÃO TEMOS EM NOSSO FOLCLORE A “RUMBA”
NEM MESMO COMO DANÇA. ENTRE OS CIGANOS, ELA É DE ORIGEM ESPANHOLA E POSSUI CARACTERÍSTICAS
PRÓPRIAS, COMO O USO DEMASIADO DOS QUADRIS E AS FORMAS PERTENCENTES AO
FLAMENCO, A DANÇA DO CIGANO ESPANHOL. E, POR SUPOSTO, NÃO HAVENDO EM NOSSO
FOLCLORE A RUMBA AINDA MAIS COMO DANÇA, NÃO É DIFÍCIL ENTENDER QUE NÃO EXISTE A
DANÇA RUMBA CIGANA BRASILEIRA. AINDA
MAIS ENTRE OS CALÉ BRASILEIROS, QUE SÃO O FOCO DE MEU TRABALHO AQUI NESTE
EVENTO.
ALERTO QUE EM QUALQUER DANÇA DE MATRIZ ÉTNICA PRECISAMOS
ESTUDAR E NOS APROXIMAR O MÁXIMO POSSÍVEL DOS VALORES DO POVO DE ONDE SE
ORIGINA A DANÇA E TENTAR VER E VIVENCIAR AQUILO QUE SE PRETENDE APRENDER,
ENSINAR E DANÇAR, NO INTUITO DE ORIENTAR SOBRE AQUELA CULTURA DE FORMA
CONSCIENTE, MESMO QUE DE FORMA LÚDICA.
É REFLETINDO RACIONALMENTE SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS,
NOSSAS DANÇAS E COSTUMES QUE PODEREMOS FAZER UM PARALELO SOBRE AS DANÇAS CIGANAS
DO CALÉ BRASILEIRO E DISTINGUI-LAS DAQUILO QUE SUPOSTAMENTE VENDEM NO MERCADO
DE DANÇA, SEJA POR CIGANO E NÃO CIGANOS OPORTUNISTAS QUE CONTRARIAM A NATURAL
HISTÓRIA E APENAS AJUDAM A MANTER A DISTORÇÃO CULTURAL, AFASTANDO-NOS REALMENTE
DA COMUNIDADE QUE PASSA INVISÍVEL NA NOSSA JÁ CONTURBADA SOCIEDADE BRASILEIRA,
SALVO QUANDO A FANTASIA E O ESOTERISMO LHES SÃO IMPOSTOS COMO O PRINCIPAL FOCO
DE ATENÇÃO, DE INSPIRAÇÃO OU MESMO DE SUA EXISTÊNCIA. UM GRANDE ERRO.
JUDEUS E CIGANOS SÃO ETNIAS E APENAS OS JUDEUS POSSUEM UMA
RELIGIÃO, A JUDAICA, À QUAL QUALQUER ELEMENTO DE QUALQUER ETNIA PODE SE
CONVERTER. OS CIGANOS SÃO PLURAIS EM SEU CREDO PORQUE SE ADAPTAM AOS COSTUMES
LOCAIS E, POR ISSO, PODEREMOS ENCONTRAR CIGANOS CATÓLICOS, EVANGÉLICOS,
ESPÍRITAS, ATEUS OU QUALQUER OUTRA FORMA DO SEGMENTO RELIGIOSO. DE FATO,
DEVEMOS COMPREENDER TAMBÉM QUE OS CIGANOS NÃO CONSTITUEM EM SI UMA RELIGIÃO E
NEM QUALQUER MEMBRO DE OUTRA ETNIA PODE SE CONVERTER A ELA COMO EM OUTRAS
RELIGIÕES. SOMENTE NASCENDO E SENDO CRIADO ENTRE ELES. NÃO EXISTE NENHUM MÉTODO
DE CONVERSÃO A UMA ETNIA, SEJA ELA QUAL FOR.
E, PARA ENCERRAR, SERÁ POSSÍVEL VER QUE NOSSOS CALÉ
BRASILEIROS DANÇAM NOSSAS DANÇAS DE ACORDO COM A MODA REGIONAL, NÃO TENDO
CRIADO NENHUMA DANÇA DIFERENTE OU FORA DE NOSSO FOLCLORE, CONFORME SE REVELA A
HISTÓRIA DESTA ETNIA EM TODOS OS PAÍSES POR ONDE PASSAM.
MUITO OBRIGADO!
HOUVE OUTRAS PALESTRAS COMO A DO CALON MARCOS RODRIGUES, QUE
FEZ ALGUMAS COMPARAÇÕES DE SUA CULTURA COM A DE NOSSO POVO, A DO MIKKA CAPELA,
QUE NOS FALOU DA SITUAÇÃO ATUAL DOS CIGANOS NO PAÍS E A DA DOUTORA EM DIREITO
INTERNACIONAL JOSYCLER ARANA, QUE FALOU SOBRE APATRADIA.
APÓS AS PALESTRAS, TIVEMOS UMA MESA-REDONDA PARA RESPONDER
MAIS QUESTIONAMENTOS DAQUELES PRESENTES, COMPOSTA DE UNIVERSITÁRIOS, ESTUDANTES
DE DANÇA, CURIOSOS DA CULTURA E MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA CIDADE. A MESA
CONTOU, TAMBÉM, COM A PARTICIPAÇÃO DO CALON E PROFESSOR DE BIBLIOTECONOMIA DA
UNIRIO, EDUARDO ALENTEJO.
UMA DAS MELHORES NOITES SOBRE O TEMA DE QUE JÁ PUDE
PARTICIPAR.
Texto muito esclarecedor.Gratidao!
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