Powered By Blogger

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Silêncio em duas faces


Já escrevi sobre o Silêncio e retorno sobre ele outra vez.

Vejo muitos compartilharem e mesmo falarem que o Silêncio é a melhor resposta para o mal junto ao Tempo.

Gostaria de levar esta reflexão mais a fundo porque vejo o silêncio como uma faca bem afiada de um lado e totalmente cega do outro.

Vivemos em um momento no país onde os valores estão muito alterados e onde se enaltece as formas negativas do caráter. Não dá pra enumerar todos, mas falo diversas vezes do Ego e da Vaidade exarcebados que se juntam com a Ambição desmedida.

E quando vemos situações que podem prejudicar outros que podemos alertar? Devemos ficar em Silêncio? Pra mim este tipo de silêncio soa como Conivência com o erro através da Omissão. E pode ser tão prejudicial como aquele que propaga o erro. Neste caso, "quem cala, consente"; já diz o ditado popular.

Outro dito popular diz que "em briga de marido e mulher não se mete a colher". Até onde?

E levanto outros questionamentos como o bullying, o estrupro, o assédio sexual ou moral e a falsidade ideológica. Deve-se calar?

É onde a atual legislação atrasada, para o momento em que vivemos, falha quando expressamos idéias ou quando acusamos alguém sobre falhas graves. Dá uma chateação com os processos que podem durar anos! E ainda correr o risco de perder por falhas da atual legislação! Tudo gerando muitos discursos de ódio, principalmente na internet.

A Mentira é a mãe de todas elas e pode ser a madrinha do silêncio nos caso de omissões.

Acredito na Lei do Retorno também, mas não dá pra ficar no silêncio e apenas se afastar em alguns casos esperando que este "troco" chegue no "seu tempo" como faz esta lei. Óbvio que não se deve confundir a denúncia com vingança, pois se isto acontecer não será mais uma denúncia. Ainda há aqueles que até a fazem para denegrir os que agem de forma correta e retirá-los de seu caminho por conta de sua honestidade  que atrapalha o sucesso do agressor. E ainda dirão que é você que tem inveja do sucesso do outro mesmo que, por mais claro que se possa mostrar, você não galga nenhum tipo de estrelas na sua vaidade.

Precisa-se avaliar de qual lado a sua  "faca do Silêncio", do seu silêncio, está mostrando a face.

Refletir é a solução e deve-se ter a coragem para decidir sempre, e não apenas silenciar. Este tipo de silêncio pode parecer fuga de responsabilidades! Este é o lado cego da faca.

O silêncio nos dias atuais é como ver uma boca com um zíper onde não se sabe se está abrindo ou fechando.

Pense em como podemos ajudar a melhorar este mundo do qual tanto reclamam e nada fazem para melhorar. O silêncio pode ser uma inércia muito perigosa e, ficar calado ou hibernando nele, não o fará diferente dos que erram descarada e propositalmente.

Óbvio que, silenciar-se e agir em prol das melhorias, com certeza não fará deste silêncio a conivência com os erros cometidos, pois, ainda que em silêncio, estará trabalhando em prol das melhorias.

Ser polido e diplomático tem sido muito usado pelos "lobos em pele de cordeiro". Então devemos tomar cuidado também nesta hora. Devemos usar da Prudência pra evitar este mal entendido.

Cabe mesmo refletir quando o silêncio é bom ou ruim, pois coisas ruins guardadas contribuem enormemente para a somatização e o surgimento de enfermidades, doenças psicosomáticas e tantas outras responsabilidades ou mesmo algum tipo de câncer.

Ao falar, leve estas dicas em consideração: o momento em que fala, o que fala, o tom da fala, com quem fala e como este recebe.

Então decida qual é o seu silêncio!

E fica a reflexão:

Cuidado ao usar o Silêncio como arma, pois o Alvo pode ser você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.