Powered By Blogger

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Os limites na confecção de uma Bata de Cola

Hoje se pode tudo. Qualquer tecido, qualquer tamanho e etc. Mas em artigos passados deixei dicas sobre a provável história deste figurino no Flamenco, sobre a escolha e sobre a estabilidade dela em cena. Mas existe alguns parâmetros que podem deixar seu investimento totalmente perdido por ser uma roupa cara por conta do trabalho que se tem na montagem ao se levar entre 20 a 30 dias exclusivos para isso. Dependerá do modelo e de quantos babados e detalhes tem sua bata de cola.

Quando iniciar estudos com bata de cola? Eu pergunto primeiro, será que você conhece um pouco mais os diversos palos e suas estruturas? A bata de cola é um figurino que tem sua técnica muito específica e de nada adiantará aprender seu manuseio se não conhece aquilo que se baila. Sempre sugiro que se inicie estudos de técnica com um nível médio alto por conta dos estudos e da maior segurança com os diversos palos a se trabalhar. Antes sugiro trabalhar com abanicos ou o pericon, com xales ou mesmo com o mantón de Manila e as castanholas... Mas cada lugar faz do seu processo de ensino como melhor lhe convém.

Aprendi bata de cola com Theo Dantes que foi representante da Spanish Dance Socite aqui no RJ. A bata era pesada, de brim ou de algodão e somente os movimentos básicos oriundos do trabalho que Theo me ofereceu.

Quem realmente me abriu as portas para o estudo, tanto da dança com ela como para a confecção, foi minha maestra Inmaculada Ortega que, além de bailaora e professora, confecciona seus próprios figurinos e quem me orienta quando necessito. Com ela me sinto à vontade para perguntar e acato toda orientação que me passa com muito respeito.

Y la quiero mucho por eso, Inma. Gracias por ser tan generosa, tan buena y sencilla con su conocimiento. Tu eres responsable en gran parte por mi trabajo.

Inma Ortega confecciona
os próprios figurinos

Ainda me lembro bem quando a perguntei qual era a melhor modelagem e tenho claro sua resposta como se fosse hoje: cada bata será sempre diferente da outra por conta do tecido, da quantidade de babados, do forro que se coloca ou não e da modelagem que usa mesmo que se repita. Tem que se acostumar e ensaiar sempre com a nova bata.

Sobre isso, tem detalhes em outro artigo no meu blog.

Mas é sobre a modelagem que se precisa atentar. Ao começar a confeccionar uma bata de cola, errei muitas vezes por não ter observado a modelagem e o forro da bata que Theo havia me emprestado na época. Precisei desenvolver a minha pesquisa solitariamente.

Comecei a ver vídeos na internet, muitas fotografias e a fazer alguns cursillos de bata para entender como modelar por conta dos movimentos (imprescindível este detalhe!) e algumas me deixavam ver de perto a sua bata. Devo este início de pesquisa a falecida Mabel Martín que dirigiu o grupo Los Romeros e o ballet da Casa D'España aqui no RJ. Ela realmente também foi muito importante para minha curiosidade no início da pesquisa. Mabel também confeccionava todos os figurinos deles.



Quem era a cobaia disso tudo? Eu mesmo. Muito dinheiro investido em diversos tecidos, modelagens e pesquisa no forro. Por esta razão tenho muitas batas as quais algumas vendi de segunda mão, outras que fiquei e outras que jamais repassarei por não servirem, seja pelo material usado ou pela modelagem inadequada a dança.



É nisto que se erra na compra de uma bata de cola. Até mesmo na Espanha se comete erros! Tenho contato com uma amiga que trabalha numa confecção em Sevilla e também conversamos e "trocamos figurinhas" sobre o assunto.

Quem vai ensinar o uso da bata precisa saber orientar como comprar. A modelagem inadequada ou mesmo o excesso ou a falta de tecido atrapalhará com certeza seu estudo. Nem sempre saber usar será sinal de saber ensinar e saber orientar na escolha.

Modelos mais justos inviabilizam grandes manobras, mas deixam o corpo lindíssimo. É o tipo sereia... algumas, como tenho visto, com a saia abrindo logo abaixo do joelho. O modelo abaixo é um dos que indico se quer seu corpo marcado. A saia precisa ter espaço para "funcionar". Se muito justa nas pernas só poderá jogá-la de um lado pro outro. Esta abre a partir da metade da coxa. Mas só indico para experientes. Não basta a roupa ser bonita, né? Tem que funcionar e saber usar...

modelo sereia

Um modelo intermediário, o que adotei recentemente, dá as duas coisas: o corpo desenhado e a movimentação boa. Porém necessita de um forro (os babados que vão embaixo da bata) adequado. Se usar tecido no forro, além de muito pesada o tecido se desgastará depressa!

modelo intermediário

Ainda assim, o formato e o tamanho da cola (a cauda) também tem interferência no seu desempenho. Algumas bailaoras e confecções fazem um cálculo para o tamanho que nem sempre funciona. Eu desenvolvi meu método para apropriar o tamanho da cauda. Mas dos formatos existentes sempre recomando dois que já usei e gosto muito: oval ou redondo. Ultimamente uso mais o redondo porque tem bom vôo e dá ótimo resultado nos desenhos.


Ainda tem outro modelo em que a saia se abre a partir do quadril e foi deste modelo que aprendi a usar melhor a bata. E a partir dela segui para os modelos acima. Exige mais das pernas, o que acho ótimo em todos os fatores, e dá mais segurança quando parti para os modelos acima.



De qualquer forma, a modelagem em que se "coloca" uma cauda atrás de um vestido comum sem seu respectivo ajuste no recorte, o uso de material que deixa a bata muito pesada ou mesmo quando o corpo dela (a base que leva os babados) é forrada sem necesidade, isso tudo fará que estas batas, sejam quais forem as modelagens, não sejam apropriadas para estudar ou bailar porque exigirá uma adaptação das técnicas de uma boa bata além de força maior nas pernas por conta do peso sendo muito leve ou muito pesada.

Por estas razões, tem que realmente se conhecer o processo de modelagem, tecidos, montagem e forro. Não basta saber costurar...


3 comentários:

  1. Realmente suas batas de cola, são maravilhosas. Amei a minha.estou muito feliz.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Daqui paloma
    Vou aprender sou de Portugal.
    Pode me dizer qual o melhor tecido ? E modelo pra aprendizagem ?

    ResponderExcluir
  3. Oi Paloma
    Me perdoe na demora da resposta pois nem sempre estou conectado no blog.
    Respondendo suas perguntas o tecido mais comum para iniciantes é o Oxford.

    Quanto ao modelo, o mais tradicional seria sensato, ou seja com 3 ou 4 volantes na parte da frente e de 6 a 8 volantes na cola.
    Encontre alguém que realmente saiba lidar com estes parâmetros para bata de cola ou faça um investimento com uma boa confecção espanhola. Em particular indico a bailaora Inmaculada Ortega que é ótima estilista e costureira. A encontrará facilmente nas mídias.

    Espero ter atendido seu desejo.

    ResponderExcluir

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.