Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de março de 2017

Coreografar...ou "copiografar"

A dança tem um processo de montagem que se inspira nos anos de curos, de vivências, do tema proposto e mesmo de tudo o mais que possa imaginar acerca de um show... a luz, cenário, disposição cênica, figurinos...

Porém tem sido raro a montagem coreográfica realmente inspirada no tema. Alguns grupos se valem de coreografias prontas, adquiridas em oficinas e workshops e até mesmo de vídeos dos canais YouTube e Vimeo e as lançam nos shows como suas. Quando muito até mencionam o autor, mas pergunto. Será mesmo que serve no tema? Mesmo estando perfeita a coreografia?

Ainda existem aqueles que, além de não criar suas coreografias, faz uma colcha de retalhos com diversas delas e as emendam como se fosse uma nova coreografia. E pior, assinam como suas. Eu diria que assassinam as coreografias.

Uma colega e bailarina clássica disse que não é feio se utilizar das coreografias alheias, mas que seria de bom tom e extremamente profissional mencionar seu criador e mesmo se houve adaptação.

Coreografar é mais do que colar passos, estudados ou comprados. É mais que encaixar no compasso e se deixar levar por algo que não é seu. Nem emprestado!!!

Coreografar é inspiração baseada no tema, experimentações e laboratórios para criar. Óbvio que a regência disciplinar do estilo escolhido lhe dirá as medidas a serem usadas, seus limites e seu campo de exploração.

É extremamente normal no princípio "copiografar" dos outros quando ainda não se está amadurecido para tal. Mas é muito feio criar shows, dar aulas, participar de outros eventos concorrendo com criações alheias e levar injustamente o mérito pos isso.

O verdadeiro artista investiga, experimenta, ousa e consegue criar seu trabalho. E isso pode ser pior quando a coreografia é para os outros, pois precisa-se de extrema afinação entre corpo de baile e coreógrafo para isso. Quase um casamento. Se experiementa e se adapta ao elenco.

As danças introspectivas são as mais difíceis de se trabalhar, mas com a devida maturidade o resultado será explendido por conta da sapiência. Aos olhos de leigos apenas será lindo a copiografia e a aclamação de seu pseudo criador. Mas aos olhos de um criador ficará fácil enxergar a ausência do traço que identifica seu criador.

Mais uma difícil arte dentro da arte...coreografar.
Eu danço as coreografias dos outros montadas como fizeram ou adaptadas e as menciono quando faço. E adoro coreografar!
Muitos apenas "copiografam".
Aos verdadeiros coreógrafos de todas as danças meu sincero Respeito as suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha contatos comigo deixando aqui seus comentários e seus contatos.